quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


          A Criança e a Escrita



"É muito importante trabalhar na Escola com o nome da criança, pois é a sua identidade, é o que representa a sua existência como pessoa e marca a sua presença no grupo.
Nós educadores, devemos proporcionar à criança o convívio com a escrita do seu nome. Geralmente, a primeira coisa que a criança aprende a escrever é o seu nome, o que passa a ser um modelo de escrita, onde terá informações sobre as letras, assim como suas formas, quantidades, variedades, posições e ordens das letras, sem contar que a escrita do seu nome serve como um ponto de referência para a criança.
Existem muitas atividades que dão a oportunidade à criança de um contato com o seu nome, pois para ela é fundamental saber que existe um nome que a identifica. Aos poucos, participando em atividades que trabalhem as letras do seu nome, a criança conseguirá não somente escrevê-lo, mas também saberá reconhecer o dos seus colegas. Logo, identificará as letras que formam seu nome e o reconhecerá mesmo tendo vários outros misturados com o seu.
As atividades exigem do professor, uma dose de paciência, calma, e, acima de tudo, incentivo aos pequenos, pois para eles, assim como para os adultos, todas as descobertas são novidades e tudo o que é novo gera conflitos, dúvidas e incertezas. Por isso, o professor deve acreditar na capacidade que o aluno tem em aprender, e dedicar-se a ele, ajudando-o quando necessário. Não se pode esquecer que o professor nunca deverá dar respostas prontas, e sim ser o mediador, levando o aluno a pensar."
 
Autor Desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

So jesus Cristo salva

Jesus crisro salva