segunda-feira, 9 de maio de 2016

A rotina, como qualificadora do tempo pedagógico.

Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. (...) Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.
 
                A rotina escolar é uma seqüência de atividades que facilitam o gerenciamento de sala de aula.Organizam o tempo pedagógico,deixando os alunos cientes dos objetivos da aula e do que é esperado de cada um deles. Embora a rotina apoie-se na reprodução diária de momentos, seu  foco principal é garantir que as crianças se sintam seguras e não se desorganizem.  Ela não deve ser enfadonha e sim, flexível, compreensível,dinâmica e alegre.Sempre começamos a aula definindo junto com os estudantes o que ocorrerá naquele dia.Isso é fundamental.
A rotina  como facilitadora da aprendizagem, precisa oferecer alternativas diversas e, frequentemente, simultâneas de atividades mais ou menos movimentadas, individuais ou grupais, que exijam maior ou menor grau de concentração da atenção. Determinar a hora da leitura, da resolução das atividades, da recreação, dos jogos e da arte é importante para a construção da autonomia e para a organização do trabalho pedagógico. Se a rotina é flexível, não somos escravos dela. É ela que está sob nosso controle.Se soubermos usá-la como ponto de partida para enriquecer a aula, ela não irá acomodar nem professores, nem alunos e sim qualificar melhor o tempo pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

So jesus Cristo salva

Jesus crisro salva