sábado, 14 de maio de 2016

Cientistas que passaram por inúmeras dificuldades, mas não desistiram da luta.




Marie Curie
A cientista polonesa descobriu dois elementos químicos (rádio e polônio) e fez as primeiras pesquisas sobre o fenômeno da radioatividade, que contribuíram muito para a medicina. Mas não foram poucas as vezes em que seus experimentos falharam. Mesmo que ficasse frustrada, Marie não desistia e tentava tudo de novo. Como naquela época as mulheres polonesas eram proibidas de ir à faculdade, Marie frequentou aulas secretas até conseguir se mudar para a França. Nesse meio tempo, ela trabalhou como professora e governanta para juntar dinheiro e ajudar no sustento de sua irmã mais velha, que estava estudando em Paris.

Albert Einstein



Einstein revolucionou a ciência e é considerado o pai da física moderna. Quando cometia erros ou quando questionavam seus estudos, ele fazia questão de aprender com isso, reescrevendo seus artigos e melhorando os argumentos para que pudesse defender suas teorias da melhor forma possível. O pai do físico alemão passou por diversos empregos para poder sustentar a família, e eles se mudaram muitas vezes. Foi difícil para Einstein se adaptar e acompanhar a turma cada vez que entrava em uma nova escola. Ele chegou até mesmo a ser expulso de uma das escolas onde estudou por ser muito rebelde.

Michael Faraday

Michael Faraday
Os estudos de Faraday foram muito importantes para as áreas do eletromagnetismo e da eletroquímica, inclusive dando a base para a criação do motor elétrico. O cientista inglês fez inúmeros experimentos para chegar às suas descobertas – e, assim como Marie, passou por muitas tentativas e erros. Ele veio de uma família pobre e que fazia parte de uma minoria religiosa na Inglaterra, e sofreu preconceito por causa de sua origem. Além disso, não teveeducação avançada como outros cientistas e enfrentou dificuldades com a matemática. Nada disso o impediu de se esforçar e conquistar seu próprio laboratório.

EU...
Passei alguns anos de minha vida ensinando Física em turmas do ensino médio e sempre contava a biografia de Marie Curie, Albert  Einstein e Michael Faraday para os estudantes. Para mim, tão importante quanto apresentar as contribuições destes cientistas, foi mostrar que eles eram pessoas comuns, que falharam e passaram por dificuldades, e que isso fez parte do sucesso deles. Comentava também as dificuldades que tive. Tinha que trabalhar e estudar a noite, aproveitando ao máximo o tempo em sala de aula. Lutei muito para realizar meu sonho ser professora de Ciências  e Matemática. Hoje estou aposentada da escola pública estadual, mas o exemplo destes três cientistas continua inspirando a minha vida e espero que também  a de centenas de ex-alunos que no início achavam a Física complicada, mas depois passavam a gostar, quando entendiam que todos os pesquisadores eram pessoas que enfrentaram problemas como qualquer um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

So jesus Cristo salva

Jesus crisro salva