sábado, 14 de maio de 2016

Disciplina: método de estudo que conduz a uma aprendizagem eficaz.




Nem todo aluno disciplinado,no sentido de ser um aluno obediente aprende com mais facilidade. Segundo a professora Lilian Faversani, especialista em Psicanálise e Infância, há um jeito melhor de aprender – e que, para isso, é preciso entender o significado original da palavra “disciplina”.
Essa palavra tem origem no termo em latim discere, que significa “aprender”. E o prefixo “plina” quer dizer “plenamente”. Aprender plenamente é diferente de aprender por obediência. Quem aprende obedecendo segue fielmente o que é dito, sem questionar. “Ele vai sempre depender de alguém que lhe diga o que fazer, não saberá tomar decisões, não saberá eleger razões para fazer desta maneira ou daquela”, explica Lilian. Já a pessoa disciplinada, ou um discípulo, não aprende só o que é lhe é ensinado, mas também entende os motivos pelos quais está aprendendo um conteúdo e a forma como ele está sendo ensinado. “Portanto, o discípulo é um sujeito que, em algum ponto da linha, pode ocupar o lugar do mestre”, diz a professora.
Por isso, a preocupação principal do professor deve ser ensinar os estudantes, e não em fazer com que os alunos o obedeçam. É claro que para aprender os estudantes também precisam seguir certos comportamentos em sala de aula. Lilian diz que um caminho para isso é mostrar por que é necessário seguir um método de estudo para cada matéria. “A disciplina é uma adesão voluntária a certos métodos porque eles parecem boas ideias”, acrescenta. As maneiras de estudar língua portuguesa e matemática, por exemplo, são muito diferentes. Enquanto a primeira permite mais debates em sala sobre a interpretação de um texto, que envolve opiniões diferentes, a segunda exige bastante concentração nos exercícios para conseguir resolvê-los – e só há um resultado final.
E é assim também com as operações intelectuais exploradas em TIM Faz Ciência, que são uma forma de pensar, compreender e produzir ciência. “As crianças entendem isso, uma vez que isso lhes seja explicado. E é muito diferente a resposta delas quando o pedido para que elas se comportem de determinada maneira advém de um método da ciência ou advém de uma fala impositiva de um professor”, conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

So jesus Cristo salva

Jesus crisro salva